Em nome da protecção da vida selvagem vai deixar de ser possível comprar bilhetes para nadar com golfinhos, montar elefantes ou fazer festinhas a crias de tigres através do TripAdvisor, anunciou ontem o maior site mundial de viagens.
Hoje em dia há centenas de atracções onde os turistas entram em contacto físico com animais selvagens em cativeiro, disponíveis no site TripAdvisor. Ontem, a empresa anunciou que vai alterar a sua política de venda de bilhetes para essas atracções. O TripAdvisor vai deixar de vender bilhetes para montar elefantes, fazer festas a crias de tigres, nadar com golfinhos, entre muitas outras. “Enquanto para algumas das atracções a venda de bilhetes vai ser imediatamente suspensa, a empresa prevê ter todas as alterações à sua política concluídas no início de 2017”, escreve em comunicado.
Esta posição foi tomada “como uma forma de fazermos a nossa parte para melhorar os padrões de saúde e segurança dos animais, em especial nos mercados com regulamentações limitadas”, explicou Stephen Kaufer, CEO da empresa. “Ao mesmo tempo, queremos promover aqueles destinos e atracções que são líderes no cuidado dado aos animais e aqueles que, na indústria do turismo, ajudam a conservar as espécies ameaçadas”, acrescentou.
No início do próximo ano, o site lançará um portal para ajudar a informar os turistas sobre as espécies selvagens e ameaçadas e qual poderá ser o seu impacto na conservação das mesmas. Cada atracção com animais listada no TripAdvisor estará identificada com um ícone “PAW” e terá ligação a informação sobre bem-estar animal, boas práticas, implicações para a conservação da espécie e benefícios de algumas atracções turísticas. No portal estarão também opiniões de peritos em turismo sustentável, bem-estar animal, conservação da vida selvagem e ciências marinhas e zoológicas. Já são parceiros do projecto a Associação de Zoos e Aquários – actualmente com 232 membros -, a Global Wildlife Conservation, Oxford University e a PETA (People for Ethical Treatment of Animals), entre outras instituições.
“Ao recusar vender bilhetes a empresas que tratam os animais como entretenimento ou coisas para brincar, o TripAdvisor está a tomar uma posição sem precedentes sobre o uso e abuso dos animais como entretenimento”, comentou Tracy Reiman, vice-presidente da PETA. “A PETA vai contribuir para o portal de educação do TripAdvisor, que vai capacitar pessoas de todo o mundo a fazer melhores decisões sobre viagens amigas dos animais”, acrescentou.