As imagens transmitidas pelo ROV (veículo operado remotamente) Deep Discoverer, a mais de 4.000 metros de profundidade no oceano junto ao Havai, surpreenderam os investigadores: um polvo que poderá ser novo para a Ciência, parecido ao personagem Gasparzinho, o fantasminha.
O animal foi encontrado a 27 de Fevereiro, durante a primeira expedição do navio Okeanos Explorer deste ano, cujo objectivo era explorar o fundo do mar, a mais de 4.000 metros, a Norte da Ilha Necker (Mokumanamana), no arquipélago do Havai.
Quando o ROV (veículo operado remotamente) Deep Discoverer estava numa zona plana a 4.290 metros de profundidade, encontrou um espantoso pequeno polvo numa rocha coberta por uma fina camada de sedimentos.
Este animal não era parecido com nenhuma espécie descrita. Além disso, este tipo de cefalópode nunca tinha sido observado a mais de 4.000 metros de profundidade.
O polvo era especialmente raro porque não tinha qualquer pigmento, fazendo lembrar o personagem Gasparzinho, o fantasminha da banda desenhada publicada pela primeira vez em 1949 e depois, em 1995, transformada em filme.
“É quase certamente uma espécie ainda não descrita e pode não pertencer a nenhum género descrito”, afirma em comunicado Michael Vecchione, do Serviço de Pescas Marinhas da NOAA (agência norte-americana para a Atmosfera e Oceanos).
Depois de ter visto este polvo, Michael Vecchione contactou dois investigadores que concordaram que este era um caso muito pouco usual. Por isso, está a ser preparada uma investigação científica para saber se esta é mesmo uma nova espécie.
O navio Okeanos Explorer é o único navio financiado pelo Governo norte-americano para explorar, de forma sistemática, o oceano ainda desconhecido e contribuir para melhorar o conhecimento científico. Desde que começou com a sua missão, em 2008, o navio já viajou pelo mundo, desde as Galápagos, às Caraíbas, passando pelo Golfo do México e costas atlânticas.
[divider type=”thick”]Saiba mais.
Veja aqui as imagens captadas pelo ROV.