Banner

Veículo anfíbio. Foto: Município de Mora

Mora adquire veículo anfíbio para limpar ribeiras e remover jacintos-de-água

17.11.2023

O município de Mora adquiriu um veículo anfíbio para a limpeza de cursos de água, como a ribeira da Raia, querendo dar especial atenção à remoção dos jacintos-de-água, espécie exótica invasora, anunciou hoje a autarquia.

“Trata-se de uma embarcação anfíbia multifunções devido à sua agilidade e versatilidade dentro e fora de água”, explicou a autarquia em comunicado.

O novo equipamento vai ser usado para erradicar e controlar os jacintos-de-água, praga que assolou a Ribeira da Raia, curso de água que desagua na margem esquerda da ribeira de Sor, na freguesia do Couço, onde formam o rio Sorraia.

Além disso, a autarquia pretende usar o veículo para projectos de conservação das zonas ribeirinhas, “de forma a garantirmos os nossos corredores de vida preservados na sua natureza e na sua biodiversidade”.

Esta aquisição surge no seguimento da aprovação da candidatura para o projeto “Conservação da Natureza e Biodiversidade – Projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias”, do Fundo Ambiental. Trata-se de um projeto com o valor global de 150 675,00€, cujo financiamento corresponde a 100 000,00€.

Neste momento decorre a formação e qualificação dos trabalhadores do município que ficarão afetos a este tipo de trabalhos.