Libertação de visões-europeus em la Rioja. Foto: Governo de La Rioja

Libertados três visões-europeus no Norte de Espanha para conservar espécie em perigo

29.08.2024

Os animais foram libertados junto ao rio Ebro, em La Rioja, no Norte de Espanha, pelas autoridades da região. Nos próximos meses prevê-se que mais oito visões-europeus sejam reintroduzidos na natureza.

A 23 de Agosto foram libertados uma fêmea e dois machos no rio Ebro, perto da foz do rio Najerilla, informou o governo de La Rioja. “A libertação foi realizada num troço que se considera livre de visão-americano, espécie invasora que é uma das principais ameaças ao visão-europeu, e que reúne boas condições de refúgio e alimentação para estes animais.”

Libertação de visões-europeus em la Rioja. Foto: Governo de La Rioja

A época mais apropriada para realizar as soltas é o final do Verão e início do Outono, época em que há boa disponibilidade de presas e refúgios abundantes e que coincide com a época de dispersão da espécie.

Desde 2018 já foram libertados em La Rioja 45 visões-europeus (Mustela lutreola), espécie Criticamente Em Perigo de extinção. La Rioja alberga um terço da população desta espécie em Espanha.

Noemí Manzanos, conselheira para o Ambiente da região, anunciou que outros oito visões-europeus – cinco machos e três fêmeas – serão libertados nos próximos meses em diferentes zonas e sublinhou o seu compromisso com a missão de conseguir devolver a espécie àquele território. “Temos um plano em vigor desde 2002 dirigido a reforçar esta espécie e a capturar o seu maior inimigo, o visão-americano, uma espécie exótica invasora”, comentou, em comunicado.

De acordo com Manzanos, há registo de reprodução destes animais libertados na natureza. Graças a provas de ADN, “sabemos que, pelo menos, dois machos e uma fêmea já nasceram destes animais que temos vindo a libertar aqui em La Rioja”.

Libertação de visões-europeus em la Rioja. Foto: Governo de La Rioja

Os três visões-europeus libertados a 23 de Agosto vieram do centro de reprodução de Post de Suert (Lleida), dependente da Generalitat de Catalunha. Antes da libertação, estes animais tiveram uma preparação individual para melhorar as hipóteses de sobrevivência em meio natural.

Para este ano, o projecto de conservação do visão-europeu na região recebeu o apoio de 80.000 do governo de La Rioja, em colaboração com o Ministério espanhol para a Transição Ecológica e Desafio Demográfico.

Segundo o último censo sobre esta espécie, feito no Outono de 2022, existiriam apenas cerca de 150 visões-europeus na natureza, um terço deles em La Rioja.

O programa de reintrodução de visão-europeu em La Rioja arrancou em 2018 e desde então já foram libertados 45 animais, 29 fêmeas e 16 machos.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

Don't Miss