Helena Freitas, professora catedrática de ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e é coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, venceu o prémio Ernst Haeckel que se destina a homenagear um(a) ecólogo(a) pela sua contribuição para a ciência ecológica europeia.
Helena Freitas, professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) venceu o Prémio Ernst Haeckel 2024, galardão atribuído pela Federação Europeia de Ecologia, foi anunciado a 10 de Dezembro. Segundo esta federação, Helena Freitas “é uma cientista portuguesa com um percurso notável na investigação sobre Ecologia”.
Este prémio, atribuído pela primeira vez em 2011, destina-se a homenagear um(a) ecólogo(a) pela sua contribuição notável para a ciência ecológica europeia. A candidatura ao prémio foi proposta pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).
Para a escolha do premiado, cada organização membro da Federação é convidada a submeter uma candidatura ao Prémio Ernst Haeckel.
A professora da FCTUC, tal como todos os anteriores vencedores deste prémio internacional, será agora convidada a proferir uma palestra plenária de abertura no Congresso bienal da Federação e também recebe um certificado e uma medalha.
Helena Freitas – que obteve uma das primeiras teses de doutoramento em Ecologia em Portugal (1993), sobre as respostas das plantas em ambientes extremos – é o segundo candidato premiado que a SPECO propõe. O primeiro foi atribuído a Miguel Bastos Araújo, no ano 2018.