Hoje, o dia das reintroduções de lince-ibérico na natureza foi de dois felinos nascidos em Silves. Melissandre foi libertada na região de Guarrizas e Maravillas em Guadalmellato, duas regiões da Andaluzia, segundo o projecto Iberlince.
Melissandre foi libertada esta manhã no município de Vilches (Jaén) e é o quinto e último lince a ser reintroduzido na região de Guarrizas.
Depois de uma avaliação sanitária completa e de ter sido radiomarcada, os técnicos do Projecto Life+ Iberlince libertaram Melissandre, filha única de Artemisa e Fresco, ambos reprodutores no Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico, em Silves.
Esta fêmea, com cerca de um ano de idade, vai juntar-se a Mirinda (libertada na semana passada) e a Marismillas, Múrtiga e Musaraña. O Iberlince espera que estas se estabeleçam como fêmeas territoriais e se reproduzam.
Noutra das regiões definidas pelo projecto para as reintroduções, em Guadalmellato, foi libertado mais um lince nascido em Silves, a fêmea Maravillas.
Com estas duas fêmeas já são 26 os linces-ibéricos libertados este ano na natureza. Aqui fica um balanço do que já aconteceu em 2016.