Dois troços da ribeira de Caparide, ou ribeira de Manique, em Cascais vão ser reabilitados por um novo projecto que arranca já este mês. Estão previstas acções de limpeza e de plantação de árvores nativas como freixos e salgueiros.
O projecto Caparide, Ribeira Viva vai “reabilitar dois troços da Ribeira de Caparide onde a qualidade ambiental e paisagística se encontra comprometida”, explica, em comunicado, a Movimento Azul – Associação para as Ciências do Mar, Comunicação e Desenvolvimento, responsável pela iniciativa.
A Ribeira de Caparide nasce na Cruz Alta (a 270 m de altitude), na vertente nascente da Serra de Sintra. A foz, no mar, localiza-se em Cai Água, a oeste da praia de S. Pedro do Estoril.
As acções previstas na Ribeira são numa primeira fase (a iniciar a 19 de Junho) a limpeza de resíduos e corte de espécies de plantas invasoras (canas-arundo donax e ricino-ricinus communis) e numa segunda fase a plantação de espécies autóctones (freixo, tamargueira, salgueiro, tamujo) bem como, a instalação de sinalética de sensibilização (até Novembro 2021).
Esta intervenção terá aberta à população do concelho de Cascais, em especial nas proximidades da Ribeira de Caparide, comunidade cientifica e divulgadores de ciência a participar em diferentes acções de adaptação local às Alterações Climáticas.
O grande objectivo destas medidas é “preparar territórios naturais e pessoas para um clima que está a mudar”.
No decorrer do projecto serão ainda executadas actividades de sensibilização para a temática do Clima em mudança, da valorização de territórios naturais locais e a importância da conservação da sua biodiversidade através de: conversas sobre o Clima, saídas de campo para exploração dos ambientes rípicolas, exposição de fotografia itinerante, construção e colocação de placas de sensibilização ambiental.
A Movimento Azul conta com a colaboração/participação de outras associações da sociedade civil parceiras no projecto – Escola 31 de Janeiro, CulturSol – Cultura e Solidariedade, Ludoteca da Adroana – Fundação Champagnat, Cruz Vermelha Portuguesa (Adroana), Agrupamento 71 Parede do Corpo Nacional de Escutas.
O projecto Caparide, Ribeira Viva tem apoio do Fundo Adapt Cascais, da Câmara Municipal de Cascais.