A leitora Filipa Ribeiro fotografou esta espécie a 16 de Agosto na praia das Aroeiras, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.
Trata-se de uma medusa veleiro (Velella velella).
Espécie identificada por: Gonçalo Calado, biólogo e investigador associado do Instituto Português de Malacologia (IPM).
Esta é uma medusa Velella velella já bastante seca, explica o investigador.
A espécie Velella velella, conhecida como “Veleiro” devido à forma que tem, é uma das medusas mais comum na costa continental portuguesa. Em 2019 esteve mesmo entre as três medusas mais avistadas em praias do Continente, de acordo com dados recolhidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no âmbito do projecto de ciência cidadã GelAVista.
De acordo com o IPMA, a medusa veleiro “é uma “espécie de ocorrência comum e os seus tentáculos são pequenos e ligeiramente urticantes”, acrescenta o instituto, que aconselha a que se evite o contacto directo com estes organismos. Isto “de forma a evitar potenciais reações alérgicas, em caso de maior sensibilidade”.
Ainda assim, “não havendo evidências de queimaduras ou problemas de saúde associados, [esta medusa] é considerada inofensiva”.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.