PUB

Que espécie é esta: tremoceiro-branco

19.12.2024

A leitora Alice Moreira fotografou esta planta em Carviçais, Moncorvo, a 21 de Abril e pediu ajuda na identificação. Carine Azevedo responde.

“Peço identificação desta planta se faz favor, vista em Carviçais (Moncorvo)”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de um tremoceiro-branco (Lupinus albus L.).

Espécie identificada e texto por:  Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.

Diria que as fotografias são de tremoceiro-branco (Lupinus albus L.), uma planta herbácea anual pertencente à família Fabaceae. Esta espécie, amplamente cultivada em Portugal, é originária da região do Mediterrâneo Oriental, embora hoje esteja naturalizada em várias áreas devido ao seu uso agrícola.

Em Portugal, o tremoceiro-branco é cultivado principalmente em campos agrícolas, mas também pode ser encontrado em terrenos marginais, onde persiste frequentemente como planta subespontânea.

A planta distingue-se pelas suas folhas palmadas, com folíolos finos e alongados, e pelas suas flores brancas ou ligeiramente azuladas, que florescem na primavera, formando inflorescências verticais. As flores, além de bastante ornamentais, atraem polinizadores, como abelhas, desempenhando um papel importante na biodiversidade.

O tremoceiro-branco é especialmente apreciado pelas suas sementes – os conhecidos tremoços -, tradicionalmente consumidos como petisco, após um cuidadoso processo de cozedura. Além disso, a planta é utilizada como adubo verde, ajudando a fixar o azoto no solo e promovendo a fertilidade do mesmo.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss