A leitora Ana Baioa encontrou esta borboleta a 9 de Agosto na Brandoa, Amadora, e pediu para saber qual é a espécie. Albano Soares responde.
“Estou a limpar o meu terraço e deparei com uma borboleta que nunca tinha visto, tenho pesquisado na Net mas não consigo encontrar, se me pudessem ajudar agradecia imenso”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se da traça-do-buxo (Cydalima perspectalis).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
É uma espécie exótica que pode ser considerada praga por se alimentar vorazmente de buxo, uma planta ornamental amplamente utilizada em sebes, mas que também tem populações autóctones em Portugal.
Esta é uma espécie da família Crambidae, descrita para a Ciência em 1859 pelo entomólogo britânico Francis Walker.
É nativa do Japão, China, Taiwan, Coreias, Rússia e Índia. Invadiu a Europa desde que foi registada, pela primeira vez, na Alemanha em 2006.
Os adultos têm uma envergadura de asa entre os 40 e os 45 milímetros.
Há duas variações de cor nesta espécie, sendo a mais comum a que é maioritariamente branca; a outra é quase toda castanha clara.
As larvas alimentam-se de folhas e rebentos de várias espécies de buxos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.