A leitora Patrícia Januário filmou um misterioso buraco no solo, na zona de Santarém, e quis saber do que se trata. Pedro Sousa ajuda.
“Gostaria, se possível, que me esclarecessem sobre estes pequenos buracos no solo, perfeitamente redondos, com cerca de 1 cm de diâmetro, que abrem estilo alçapão”, pediu Patrícia Januário, numa mensagem enviada à Wilder sobre um vídeo que captou no início de Fevereiro.
Trata-se de uma toca de aranha-de-alçapão, que na zona de Santarém pertencerá aos géneros Nemesia ou Iberesia.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
As aranhas-de-alçapão também podem ser chamadas de aranhas-buraqueiras. Fazem tocas no solo e constroem uma tampa de seda e terra para proteger a entrada. Podem segurar a porta com as quelíceras caso algum intruso, como vespas caçadoras de aranhas, tentem entrar.
Colocam fios de seda radiais a partir da entrada da toca e, assim, podem sentir se alguma presa se aproximar. Se ficar suficientemente próxima, a aranha abre a porta-alçapão, ataca com as suas quelíceras e leva a presa para a segurança da toca.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.