A leitora Sofia Paulino fotografou esta tartaruga na praia de Santo Amaro de Oeiras a 14 de Fevereiro e pediu para saber de que espécie é. Gonçalo J. Costa e os colegas respondem.
“Encontrei esta tartaruga ou cágado, não sei, na praia de santo Amaro de Oeiras, dia 14.02. Que espécie é? Parece reagir quando se fala com ela, pelo que penso que foi deixada/abandonada na praia, mas devia estar na casa de alguém”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma tartaruga-chinesa-de-três-quilhas (Mauremys reevesii).
Identificação por: Gonçalo Costa, biólogo do cE3c & CHANGE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e de Sara Moreira, Luís Lourenço, Guilherme Coimbra e Fernando Madeira.
“Foi difícil identificar, mas confirma-se que é um macho adulto de Mauremys reevesii… mais uma exótica por aí a andar”, respondeu Gonçalo J. Costa.
“Foi complicado identificar a espécie porque a carapaça está bastante danificada (ou suja?) e as quilhas ficam difíceis de se distinguir.”
José Teixeira, investigador do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, da Universidade do Porto, explicou anteriormente que “não se tratará, em princípio, de uma espécie considerada invasora, mas lembramos que a compra de cágados exóticos é totalmente desaconselhável e, em muitos casos, ilegal”.
“Mesmo em espécies e indivíduos de comércio legal, este animais crescem muito, deixando os donos frequentemente sem condições para os manterem. O destino desses animais é muitas vezes nas massas de água da região, onde se podem estabelecer e competir com as populações nativas. Se estiver a pensar comprar um cágado como animal de estimação, considere seriamente se tem as condições apropriadas para manter estes animais. Se tiver cágados que se quer libertar, deve entregá-los ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.