A leitora Luísa Seixas ouviu este som a 30 de Maio em Ovar e pediu ajuda na identificação da espécie. Magnus Robb responde.
“Começo por agradecer e enaltecer a qualidade do trabalho da Wilder. Envio esta mensagem para identificar um animal através do som. O som foi captado a 30 maio, às 22h32m, em Ovar, no meu quintal, fronteiriço ao parque urbano, atravessado pelo rio Cáster. Este som é audível entre o entardecer e a noite avançada, entre abril e o final do verão/ início do outono”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um sapo-parteiro-comum (Alytes obstetricans).
Espécie identificada por: Magnus Robb, ornitólogo britânico especializado na gravação do canto de aves.
“A espécie na gravação é o sapo-parteiro-comum, Alytes obstetricans. Às vezes é confundido com o mocho-de-orelhas-pequeno e até tenho uma gravação gira dos dois a vocalizar ao mesmo tempo. O sapo-parteiro-comum costuma vocalizar de dentro de uma toca. Mesmo quando estamos a poucos centímetros do som muitas vezes não dá para descobrir o animal”, respondeu Magnus Robb.
Os machos desta espécie carregam um fio de ovos fertilizados, enrolados à volta das pernas, para os proteger de predadores. Daí o nome comum.
Esta espécie prefere massas de água permanente, como ribeiros, charcos e tanques.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.