O leitor Fernando Fernandes encontrou este anfíbio a 6 de Janeiro em Vilar do Pinheiro, Vila do Conde, e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Rebelo responde.
“Encontrei esta espécie de lagarto no meu jardim, ontem (6 de Janeiro) à noite. Vivo em Vilar do Pinheiro, concelho de Vila do Conde, distrito do Porto”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra). Esta espécie tem outros nomes comuns, como saramantiga, saramela e saramaganta. Ou salamandra-do-fogo.
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Não é um lagarto (réptil)! Mas sim uma salamandra-de-pintas-amarelas, Salamandra salamandra.
A foto parece mostrar um macho e o tipo de padrão é muito típico da subespécie Salamandra salamandra gallaica, que é a que existe na zona de Vila do Conde.
A salamandra-de-pintas-amarelas é uma espécie nocturna.
É ovovivípara (as fêmeas parem larvas já desenvolvidas, ao contrário da grande maioria dos anfíbios, que põe ovos). As larvas em desenvolvimento nos oviductos das fêmeas (equivalente ao útero dos mamíferos) podem variar entre pouco mais que 10 ou até 90! As fêmeas maiores podem parir muitas larvas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.