A leitora Nanni Pinto encontrou este anfíbio a 29 de Novembro em Vila Verde, Ribeira do Neiva, e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Rebelo responde.
Trata-se de uma salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra). Esta espécie tem outros nomes comuns, como saramantiga, saramela e saramaganta. Ou salamandra-do-fogo.
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Sim, o Google tem razão (!) e é mesmo uma salamandra-de-pintas-amarelas. E este animal, para além das pintas, tem também manchas avermelhadas na cabeça e nas patas traseiras. Esta coloração é muito frequente na subespécie Salamandra salamandra gallaica, a que em princípio ocorre em Vila Verde. Mas há vários estudos em curso que podem mudar o que sabemos sobre as subespécies desta salamandra.
O animal parece uma fêmea. Nesta altura do ano, com chuvas outonais, elas estão muito activas (durante a noite) em busca de locais para depositar as suas larvas.
A salamandra-de-pintas-amarelas é uma espécie nocturna.
É ovovivípara (as fêmeas parem larvas já desenvolvidas, ao contrário da grande maioria dos anfíbios, que põe ovos). As larvas em desenvolvimento nos oviductos das fêmeas (equivalente ao útero dos mamíferos) podem variar entre pouco mais que 10 ou até 90! As fêmeas maiores podem parir muitas larvas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.