Banner

Que espécie é esta: rabirruivo-preto

27.04.2022
Foto: Pedro Navarro

O leitor Pedro Navarro pediu a identificação de uma ave que fez ninho na sua churrasqueira, fotografada a 26 de Abril. Gonçalo Elias responde.

“Seguem em anexo fotografias de um pássaro que apareceu no meu jardim, fez ninho na minha churrasqueira e neste momento está a alimentar as crias”, explicou Pedro Navarro, que vive na Charneca da Caparica. “Gostaria de saber que espécie é.”

Foto: Pedro Navarro

Trata-se de um rabirruivo-preto (Phoenicurus ochruros).

Espécie identificada e texto por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

“Reconhece-se pela plumagem cinzenta, pelo bico fino (típico de insectívoro) e, principalmente, pela cauda ruiva”, explica Gonçalo Elias. “Esta espécie nidifica frequentemente em construções e noutras estruturas humanas.”

Segundo o livro “Aves de Portugal”, os rabirruivos costumam pôr 4 a 6 ovos e um casal pode criar duas ou três ninhadas numa época reprodutora. Alimentam-se quase sempre de insectos e outros invertebrados.

Como nidificantes, estas aves distribuem-se sobretudo para norte do Tejo, sendo mais escassas e localizadas no Sul do país.

Pode saber mais sobre esta espécie leia no portal Aves de Portugal.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.

Don't Miss