O leitor Carlos Coimbra encontrou esta borboleta em Barrosa, Algueirão Mem Martins, a 11 de Maio e pediu ajuda na identificação da espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Esta pupa foi encontrada dentro de uma pereira que se partiu com o vento. Uma das minhas preocupações é que a árvore parecia saudável, não vi nenhum sintoma que denunciasse que estava a ser atacada. Agradecia saber o que é, como posso ter um tratamento preventivo, e quais os sintomas de modo a que possa identificar outras arvores com o mesmo problema. O ano passado aconteceu a mesma coisa com uma macieira. Nessa altura não consegui ver a pupa, por isso fiquei sem saber o que tinha acontecido”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da pupa de uma borboleta Zeuzera pyrina.
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
“Pelo aspeto da pupa e pelo facto de se ter desenvolvido dentro de um ramo de uma árvore de fruto, trata-se da borboleta noturna Zeuzera pyrina“, respondeu José Manuel Grosso-Silva.
“A título de curiosidade, o nome desta espécie em inglês traduz-se como ‘traça leopardo'”.
Esta é uma borboleta nocturna da família Cossidae.
Ocorre na Europa mas também no Norte de África e em alguns países da Ásia, como o Japão, o Irão e a Índia.
Os adultos, que têm uma envergadura de asa que pode chegar aos 60 milímetros, voam entre Junho e Setembro, dependendo dos locais.
As lagartas vivem dentro do tronco de algumas árvores alimentando-se de madeira. Por isso podem ser consideradas uma praga por alguns produtores de fruta.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.