A leitora Inês Leonardo pediu ajuda para identificar um animal que encontrou dentro de casa, na zona de Leiria. Pedro Sousa responde.
“Encontrei, dentro de casa, na minha mesa de trabalho, aquilo que creio ser um pseudo-escorpião. Moro na zona de Leiria e nunca tinha ouvido falar desta espécie”, explicou Inês Leonardo numa mensagem enviada à Wilder, questionando também: “Onde o devo colocar, na natureza?”
Trata-se com efeito de um pseudo-escorpião, uma vez que pertence à ordem dos Pseudoscorpiones.
Ordem identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Conhecem-se cerca de 60 espécies deste aracnídeos (primos de ácaros, aranhas e escorpiões) na Península Ibérica. Conhecem-se também cinco espécies nos Açores e 15 no arquipélago da Madeira.
Para quem queira conhecer mais sobre estes animais, poderá ler este artigo que é acessível de forma livre: “Orden Pseudoscorpiones”. É da autoria de Juan A. Zaragoza, especialista peninsular nesta ordem de aracnídeos, que infelizmente faleceu no ano passado.
Quanto ao local onde colocar este pseudo-escorpião, deverá ser fora da habitação, dado que muito poucos animais conseguem viver “confortavelmente” em casas humanas habitadas. Não se sabendo qual o habitat de origem deste exemplar, será provavelmente de algum lugar próximo com arbustos, vegetação e manta morta.
Pela imagem recebida, não se consegue definir com exactidão o tamanho deste pseudo-escorpião, mas creio que não é pequeno o suficiente para ter vindo à boleia de uma mosca, actividade que várias espécies praticam para se deslocarem para maiores distâncias.
Conheça aqui e aqui mais factos sobre estes curiosos aracnídeos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.