O leitor Carlos Oliveira fotografou esta cobra a 3 de Maio no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, e quis saber qual a espécie. Diogo Parrinha responde.
“Encontrei esta espécie de cobra, já morta, no Parque Florestal de Monsanto Lisboa, no dia 03/05/2025. Tinha entre 80 a 100 centímetros de comprimento. Tem um padrão de pele que me parece invulgar para um cobra nativa portuguesa. Peço ajuda na identificação”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma pitão-bola (Python regius).
Espécie identificada por: Diogo Parrinha, herpetólogo e aluno de doutoramento do BIOPOLIS/CIBIO.
“Registo interessante, não é certamente uma espécie nativa! Diria que é uma pitão bola (Python regius), espécie comum no pet trade. Até diria que seria uma fuga de cativeiro mas acho estranho que um animal desses conseguisse chegar a Monsanto despercebido, pelo que o mais provável é ter sido lá libertado…”, respondeu Diogo Parrinha.
A pitão-bola é uma espécie nativa do continente africano e recebeu este nome comum devido ao facto de se enrolar como uma bola quando se sente ameaçada.
É a espécie mais pequena de pitões de África, onde vive em pastagens, matagais e florestas abertas. Pode chegar aos 182 centímetros de comprimento.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.