A leitora Ana Salgueiro encontrou este pirilampo em Martinchel, Abrantes, a 20 de Julho e pediu para saber qual a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Encontrei este pirilampo no meu quintal, na aldeia de Martinchel, Abrantes. Gostaria de saber de que espécie se trata”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se do pirilampo Nyctophila reichii.
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
“O exemplar da foto é uma fêmea do pirilampo Nyctophila reichii. As fêmeas não voam pois não têm asas posteriores e os élitros (as asas anteriores) são muito reduzidos como se pode ver muito bem nas fotos”, explicou o especialista.
“Os machos têm asas bem desenvolvidas e élitros cobrindo todo o abdómen.”
Esta “é uma espécie conhecida através de registos dispersos por quase todo o país, sendo mais frequente no interior e no sul”.
Actualmente estão citadas para Portugal 10 espécies de pirilampos, segundo José Manuel Grosso-Silva.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.