A leitora Patrícia Guerreiro fotografou estes insectos a 28 de Setembro em Olhos de Água, Palmela, e quis saber qual a espécie. Rui Félix responde.
“Tenho uma pequena horta e na parte das couves tenho esta bicharada. Gostaria de saber o que é e se come as couves. Estou nos Olhos de Água, Palmela, e tirei as fotos no dia 28 de setembro ao fim do dia”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratam-se de percevejos-do-fogo, também conhecidos por percevejos-da-tília (Pyrrhocoris apterus).
Espécie identificada e texto por: Rui Félix, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
São formas imaturas, também conhecidas por ninfas, de percevejo-da-tília ou percevejo-de-fogo, o Pyrrhocoris apterus.
Tanto as ninfas como os indivíduos adultos desta espécie de percevejo mostram preferência alimentar sobretudo por sementes de tíília (Tiliaceae) e por várias espécies de malvas (Malvaceae), de onde se excluem as couves e outras plantas da família Brassicaceae.
O Pyrrhocoris apterus é um percevejo relativamente grande que pode atingir pouco mais de 1 centímetro de comprimento, frequentemente observado no outono em agregações com várias dezenas de indivíduos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.