A leitora Iolanda Chiumeo mora em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Escreveu à Wilder porque encontrou uns frutos no chão e quis saber “se tem como identificar a planta”. A investigadora Sílvia Castro, da Universidade de Coimbra, dá-lhe a resposta.
Tudo indica que os frutos em questão são as sementes de um Pandanus utilis, uma árvore conhecida como pândano. Estes frutos são por vezes chamados pinhões-de-Madagáscar.
Espécie identificada e texto por: Sílvia Castro, do Jardim Botânico e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (UC). O Jardim Botânico da UC tem a decorrer um projecto de consultas botânicas para o qual pode enviar as perguntas e dúvidas que tiver sobre plantas ([email protected]).
A espécie Pandanus utilis é uma planta da família das Pandanaceae, família originária de zonas tropicais do Velho Mundo, desde a costa oeste de África, Madagáscar, Ilhas Mascarenhas e Seicheles, até à Índia, sul da China, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia e Polinésia.
O maior género desta família é o género Pandanus, com cerca de 450 espécies – incluindo a árvore em questão – muitas delas com numerosas utilizações e com valor económico. As folhas, por exemplo, são usadas como especiaria e os frutos e sementes usados na alimentação, quer crus quer cozinhados.
O nome Pandanus deriva da palavra malaica pandan, que denomina uma especiaria usada na região (proveniente da espécie Pandanus amaryllifolius). O Pandanus utilis é também utilizado para a produção de fibra de palha e usado em cestaria, em tecelagem e cordas.
[divider type=”thin”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.