A leitora Paula Neto fotografou esta flor numa propriedade entre Vila Nova de São Bento e Mértola a 27 de Abril e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
Trata-se de uma olho-de-mocho (Tolpis barbata).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta em questão é conhecida como olho-de-mocho ou leituga (Tolpis barbata (L.) Gaertn.). Pertence à família Asteraceae e é nativa da Península Ibérica, Noroeste de África e Macaronésia.
Em Portugal, a olho-de-mocho está amplamente distribuída no continente e também pode ocorrer nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores. É frequentemente encontrada em pastagens, terrenos incultos e margens de caminhos, preferindo solos secos e bem drenados.
A olho-de-mocho é uma planta anual cujas flores são lígulas tubulares reunidas em capítulos, formando uma inflorescência. As flores marginais são de um tom amarelo-claro e de maior tamanho, enquanto as flores centrais são de cor púrpura.
A época de floração desta planta ocorre entre abril e junho. As suas flores são especialmente atrativas para inúmeros insetos polinizadores, desempenhando um papel importante nos ecossistemas onde se encontram.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.