O leitor António Machado pediu ajuda para saber a que espécie pertence um “estranho bichinho” que o filho mais novo encontrou em casa, em Amares. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Parece-me uma aranha mas nunca tinha visto nada igual. Conseguem ajudar-me a identificar esta espécie? Será perigosa?”, perguntou António Machado, sobre um “estranho bichinho” com 1 a 2 centímetros encontrado na sua casa em Amares, distrito de Bragança, a 8 de Agosto.
Trata-se de uma ninfa (juvenil) do percevejo Reduvius personatus.
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
“A poeira faz parte da camuflagem!”, explicou este investigador, referindo-se à estranha aparência desta ninfa de percevejo, que se cobre de poeira para passar despercebida. Dessa forma, protege-se dos predadores e também pode apanhar de surpresa as suas presas. Por esse motivo, em inglês este inseto é conhecido como o “caçador mascarado” (‘masked hunter’, no original).
Tanto as ninfas como os adultos do percevejo Reduvius personatus alimentam-se de inúmeros bichinhos que vivem dentro das casas, incluindo piolhos, outros percevejos e bichas-cadelas. Esta espécie de percevejo não é considerada perigosa para os humanos e não transmite doenças. No entanto, pode picar se for mal manuseada por alguém.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.