A leitora Maria Dalila Reis fotografou este insecto no seu terraço em Anta, Espinho, a 24 de Abril e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Félix responde.
“Venho solicitar a identificação do inseto das fotos anexas, agradecendo, desde já a vossa informação. Foi encontrado numa roseira de uma floreira do meu terraço, em Anta/Espinho, no dia 24 de abril 2024. Poderá ser o Apiomerus flaviventris (percevejo-assassino-das-abelhas)? Se sim, como veio cá parar? A sua distribuição é no México e Oeste dos EUA”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um percevejo-assassino (Rhynocoris sp.).
Espécie identificada e texto por: Rui Félix, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Trata-se de uma ninfa (forma imatura) de um percevejo-assassino, do género Rhynocoris.
Os percevejos da família Reduviidae são especializados na predação de outros invertebrados fazendo uso da sua boca em forma de agulha, com a qual perfura e suga o interior das suas presas, que vão desde larvas de insetos, aos pulgões (como se vê nas imagens), escaravelhos, abelhas e moscas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.