A leitora Inês Matos observou este insecto a 7 de Outubro perto da Covilhã e pediu ajuda na identificação. Rui Andrade responde.
“Dia 07/10 observei este inseto perto da Covilhã. Não o consegui apanhar em voo, mas quando voava a parte mais inferior do abdómen pendia para baixo. Obrigada por todo o vosso trabalho!”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma mosca-grua do género Nephrotoma.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
É uma mosca-grua fêmea do género Nephrotoma (família Tipulidae).
Os adultos de Nephrotoma – que são tipicamente de cor amarela e preta, mimetizando assim o aspecto das vespas (como muitos predadores evitam atacar vespas devido à sua toxicidade, as Nephrotoma ganham desta forma alguma protecção) – visitam flores de várias espécies de plantas para se alimentar.
Por sua vez, as larvas desenvolvem-se em ambiente terrestre, podendo ser encontradas no solo, excrementos e madeira em decomposição.
Os adultos de Nephrotoma alimentam-se de néctar das flores.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.