A leitora Ana Trinta encontrou este insecto a 2 de Setembro em Monte Redondo, Torres Vedras, e pediu ajuda para saber qual a espécie. Albano Soares responde.
Ana Trinta encontrou este insecto na tarde de 2 de Setembro. “Estava bastante calor e ela ficou ao sol na nossa varanda durante umas 2/3 horas. A aldeia está inserida numa zona de pinhal, pomares (pêra rocha) e serra com mato raso”
Trata-se de uma mosca das flores (Syrphidae), Milesia crabroniformis.
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta mosca pode confundir-se com uma vespa. Mas difere pelo facto de só ter um par de asas, em vez de dois, e por ter os olhos mais globulares e as antenas mais curtas.
Estas moscas, conhecidas por moscas das flores, são grandes polinizadoras. Normalmente são encontradas junto a flores, das quais os adultos dependem para se alimentar do néctar e do pólen.
As larvas das moscas Syrphidae podem alimentar-se de plantas e animais em decomposição e de afídios e de outros insectos que parasitam e sugam a seiva das plantas. Por isso, estas moscas são um importante meio ecológico de pragas agrícolas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.