A leitora Dulce Vasconcelos fotografou este insecto em Junho em Lisboa e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
“Desde há alguns dias que recebo esta visita no meu pátio, em pleno centro de Lisboa, e notei que, entretanto, as abelhas que por aqui costumavam “trabalhar”, desapareceram… Por recear que se trate de uma vespa asiática, resolvi pedir a vossa ajuda, no sentido da sua identificação”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma mosca das flores (Eristalis tenax).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Segundo o Museu Virtual da Biodiversidade da Universidade de Évora, esta é uma mosca polinizadora com 15 a 16 mm de comprimento.
Tem um corpo oval que faz lembrar o das abelhas e vespas.
Os machos têm os olhos contíguos e nas fêmeas, os olhos estão separados.
“Os adultos visitam flores de todas as cores, alimentando-se de néctar e de pólen.”
Voam de Março a Setembro.
Estas moscas hibernam em estado adulto.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.