Que espécie é esta: mosca-da-fruta-do-mediterrâneo

12.02.2025

O leitor António Manuel Silva encontrou este insecto a 8 de Fevereiro em Vila Nova de Gaia e pediu ajuda para saber qual a espécie. Rui Andrade responde.

“Ontem (8 de Fevereiro), nos vidros de uma das janelas da minha habitação, encontrei duas moscas (?) com características singulares (que me recorde, nunca tinha visto nenhuma semelhante). Podem, por favor, ajudar-me na sua correcta identificação? Serão mesmo moscas?”, perguntou o leitor à Wilder.

Trata-se de uma mosca-da-fruta-do-mediterrâneo (Ceratitis capitata).

Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.

É Ceratitis capitata (família Tephritidae), também conhecida como mosca-da-fruta-do-mediterrâneo.

Nas imagens vemos um macho e uma fêmea. Os machos de C. capitata caracterizam-se por apresentar duas cerdas modificadas na cabeça de aspecto alongado e com forma de espátula, parecendo dois pequenos cornos dirigidos para a frente.

As fêmeas não apresentam cerdas modificadas na cabeça. Para além disso, podem também ser separadas dos machos por apresentarem um oviscapo, que é uma estrutura tubular na extremidade do abdómen que é usada durante a oviposição.

A espécie tem origem na região Afrotropical, mas dispersou-se pela maioria das regiões tropicais e temperadas.

É uma praga importante de uma grande variedade de frutos cultivados, tais como pêssegos, maçãs, figos ou laranjas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss