A leitora Sílvia Lopes encontrou esta aranha a 22 de Abril em Porto de Mós, e pediu ajuda na identificação. Sérgio Henriques responde.
“Encontrei duas aranhas verdes no interior minha casa. São perigosas?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de uma aranha do género Micrommata, possivelmente Micrommata cf. ligurina.
Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.
É uma espécie inofensiva que passa completemanente despercebida entre as ervas, mas que se perdeu e acha que estas cortinas são uma árvore estranha onde poderá descanssar um pouco antes de correr para casa.
Esta aranha será uma fêmea.
Estes são animais difíceis de ver no seu habitat, mas quando entram em áreas humanizadas sobressaem bastante e são frequentemente registadas. Normalmente, estas aranhas vivem em ervas.
São, no entanto, espetaculares de observar, porque são muito rápidas e excelentes saltadoras.
Se eu fosse recomendar a alguém fazer um documentário de aranhas a caçar em Portugal, recomendaria esta espécie, porque são, de facto, predadores excepcionalmente atléticos.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.