O leitor Luís Venâncio observou esta planta a 18 de Julho perto da praia de Santa Cruz, na Zona Oeste, e pediu para saber a espécie. Carine Azevedo ajuda.
“Avistei esta planta num terreno ruderal a cerca de 100 metros da praia de Santa Cruz”, descreveu Luís Venâncio. “Solicito o favor da sua identificação.”
A informação disponível aponta para que deverá tratar-se de linária-bastarda, que tem o nome científico Kickxia spuria subsp. integrifolia, mas sem certezas absolutas.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Embora a qualidade da imagem, quando ampliada, não permita ver alguns pormenores da planta, é possível afirmar que se trata de uma espécie do género Kickxia, pertencente à família Plantaginaceae.
Pelo aspeto geral da planta e de acordo com a área de distribuição do género em Portugal, diria que se trata de uma Kickxia spuria, muito provavelmente a subespécie integrifolia (Kickxia spuria subsp. integrifolia), vulgarmente conhecida como linária-bastarda, falsa-verónica ou falsa-verónica-da-alemanha.
A linária-bastarda é uma planta nativa, ruderal, que cresce nas margens de caminhos e em terrenos cultivados, incultos ou baldios. É uma espécie anual, rasteira e herbácea, que pode crescer até cerca de 60 centímetros de altura.
Toda a planta é densamente coberta de pêlos, apresentando uma tonalidade verde-acinzentada. As folhas são inteiras, ovadas, e ligeiramente arredondadas ou cordiformes (em forma de coração) na base. A floração ocorre entre os meses de abril a outubro e as flores são solitárias, amareladas e púrpura, e apresentam um longo esporão.
Apoie o Que Espécie é Esta e a revista Wilder
A nossa missão é inspirar todas as pessoas a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos jornalísticos abertos a todos os leitores. Precisamos do apoio de toda a nossa comunidade para continuarmos a dar voz à natureza.
Saiba aqui como apoiar.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.