Inês Sequeira fotografou esta libélula em Sintra e quis saber de que espécie se trata. Albano Soares responde.
Inês Sequeira, jornalista da Wilder, encontrou uma libélula de cores vistosas pousada calmamente num ramo no Parque de Monserrate, em Sintra, e ficou curiosa para saber a sua identificação.
Trata-se de uma libélula-púrpura (Trithemis annulata).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Estes insectos são conhecidos por baixarem imediatamente as asas (como na foto), quando pousam num ramo. Os machos têm tons violeta com linhas vermelhas nas asas e as fêmeas são amarelas e castanhas.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, que classifica a libélula-púrpura como Pouco Preocupante no que respeita ao risco de extinção, esta é uma das libélulas mais comuns em África, na Arábia e nos países mediterrânicos. A espécie tem-se vindo a expandir para norte devido às alterações climáticas.
Esta libélula adapta-se facilmente a diferentes tipos de habitat e por isso pode ser observada junto de diferentes zonas húmidas.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.