Que espécie é esta: lesmas do género Arion

Os leitores Pedro e Gabriela Guedes fotografaram estas lesmas na zona de Valongo a 23 de Fevereiro de 2022 e quiseram saber qual a espécie a que pertence. Teresa Rodrigues Lopez responde.

“No ano passado a minha esposa captou esta cena entre duas lesmas (ao que pensamos) em ‘abraço’ a um embrião na zona de Valongo (Lagueirões) distrito do Porto. Entretanto ela gosta tanto deste ‘quadro’ que gostávamos de saber um pouco mais desta espécie e deste comportamento, que achamos uma delícia sendo o que pensamos que seja”, escreveram à Wilder. 

Tratam-se de lesmas do género Arion sp.

Espécie identificada por: Teresa Rodrigues Lopez, Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).

“São duas lesmas do género Arion, possivelmente Arion ater mas não tenho a certeza. Estão em pleno processo de acoplamento (durante a cópula expõem os seus genitais e juntam-nos fora)”, explicou a investigadora.

A lesma-preta (Arion ater) é uma espécie de lesma terrestre nativa da Europa. Apenas os adultos têm a cor preta – antes são alaranjados e depois ganham uma cor castanha clara – e podem medir cerca de 15 centímetros.

Esta lesma é hermafrodita, gosta de habitats com elevada humidade e passa a maior parte do tempo a alimentar-se (na sua maioria fungos e plantas).

Tem um papel crucial para os ecossistemas, uma vez que decompõe a matéria orgânica.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.