O leitor Miguel Palma fotografou esta lesma na Covilhã a 24 de Janeiro e quis saber qual a espécie a que pertence. Teresa Rodrigues Lopez responde.
“Eu sou estudante universitário na Covilhã e tenho algumas plantas em casa, lá na Covilhã. Em janeiro (24-01-2024) encontrei esta lesma num dos meus vasos e como eu gosto de tirar fotos a animais e plantas, para depois categorizar numa listinha pessoal, por diversão, gostava de saber se conseguir-me-iam ajudar na sua identificação”, escreveu o leitor à Wilder.
A espécie que observou é uma lesma-riscada, Ambigolimax valentianus (Lehmannia valentiana).
Espécie identificada por: Teresa Rodrigues Lopez, Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), contactada com a ajuda do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).
Esta é uma lesma que vive em vários tipos de habitats (até aos 200 metros de altitude), incluindo os dominados pelas actividades humanas, como os jardins e as quintas agrícolas.
É nativa da Península Ibérica e França.
A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) atribuiu-lhe o estatuto de conservação de Pouco Preocupante.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.