A leitora Ana Silva fotografou esta lesma em Bertiandos, Ponte de Lima, a 27 de Outubro e pediu para saber qual a espécie. Teresa Rodrigues Lopez responde.
“Lesma e ovos de lesma? 27 outubro 2022, Bertiandos, Ponte de Lima, por baixo de uma pedra, na horta”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratar-se-á de uma lesma Milax gagates.
Espécie identificada por: Teresa Rodrigues Lopez, Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).
“Pela imagem parece ser uma Milax gagates. É possível que a postura seja de lesma e o facto de este indivíduo estar no local pode indicar que é mesmo dele, mas não me atrevo a garanti-lo”, explicou Teresa Rodrigues Lopez.
Esta é uma espécie ligeiramente mais rara do que a lesma-preta (Arion ater) ou do que a lesma-amarela (Limacus flavus), por exemplo. A Milax gagates tem uma quilha bem visível entre o manto e a extremidade posterior.
O corpo destas lesmas é cinzento escuro ou mesmo preto, embora tenha lados um pouco mais claros.
Vive principalmente em áreas cultivadas, geralmente na costa, e também em florestas, arbustos e prados naturais. Prefere habitats perto de água.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.