O leitor Oleh P. fotografou este lagarto a 17 de Fevereiro à beira do rio Marnel, afluente do rio Vouga no distrito de Aveiro, e quis saber qual a espécie a que pertence. Guilherme Caeiro-Dias responde.
“Vi uma ‘sardanisca’ à beira do rio Marnel (afluente do rio Vouga) que não consegui identificar”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um lagarto-de-água (Lacerta schreiberi).
Espécie identificada e texto por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
Nesta foto vemos um lagarto-de-água (Lacerta schreiberi) juvenil. Este indivíduo terá nascido na última época reprodutora e por isso ainda é pequeno, daí poder ser confundido com uma sardanisca, como refere o leitor.
As fêmeas dos lagartos-de-água têm a base da cabeça mais ou menos da largura do pescoço, uma das características para as distinguir dos machos.
É normal encontrar indivíduos desta espécie perto de água ou zonas relativamente húmidas, quase sempre com vegetação.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.