O leitor Gonçalo Silva fotografou este animal a 11 de Agosto em Oliveira de Azeméis e quis saber qual a espécie a que pertence. Guilherme Caeiro-Dias responde.
“Foi encontrada no jardim de minha casa, situada em Oliveira de Azeméis, Macieira de Sarnes”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um lagarto-de-água (Lacerta schreiberi).
Espécie identificada por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
“O animal da foto é um lagarto-de-água (Lacerta schreiberi) macho”, explicou Guilherme Caeiro-Dias.
“Em geral, os machos apresentam uma coloração azulada na cabeça e a cabeça é mais larga que nas fémeas. A coloração da cabeça da fémeas é em geral acastanhada. Nos machos a coloração azul pode tornar-se mais intensa com a idade ou durante a epoca de reprodução”, acrescentou.
O lagarto-de-água é uma espécie endémica da Península Ibérica. Em Portugal ocorre principalmente a Norte do rio Tejo.
Esta espécie tem preferência por habitats com humidade, como margens de rios e ribeiros, tanques e lameiros de montanha, como diz o guia “Anfíbios e Répteis de Portugal”.
Alimenta-se de invertebrados e de fruta.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.