O leitor Nelson Martins quis saber qual é esta espécie que uma pessoa amiga viu há uns dias em Vilarinho, Santo Tirso. Guilherme Caeiro-Dias responde.
“Uma pessoa amiga no outro dia a caminho do trabalho encontrou este estranho animal. O animal foi visto em Vilarinho, concelho de Santo Tirso, distrito do Porto”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratam-se de duas lagartixas-de-Bocage (Podarcis bocagei).
Espécie identificada por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
“Este ‘animal estranho’ é um casal de lagartixas-de-Bocage (Podarcis bocagei) a acasalar. O macho é o animal verde e preto curvado que está a agarrar a fêmea pela parte anterior. A fêmea é o animal do qual se pode ver a cabeça à direita”, explicou Guilherme Caeiro-Dias.
Esta é uma espécie que mede entre 16 e 20 centímetros, segundo o livro Anfíbios e Répteis de Portugal.
É de cor verde musgo com manchas escuras e ventre amarelo (as fêmeas são menos coloridas que os machos).
É uma espécie endémica do Noroeste da Península Ibérica. Está activa de dia e pode ser observada da Primavera ao Outono.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.