Que espécie é esta: lagarta da mariposa-cigana

A leitora Catarina Ribeiro fotografou uma lagarta na zona de Belém, Lisboa, a 6 de Maio e pediu para saber a espécie. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Trabalho numa escola na zona de Belém e um dos nossos alunos encontrou uma lagarta. Gostaríamos de saber se é lagarta do pinheiro ou se é de alguma forma perigosa”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de uma mariposa-cigana (Lymantria dispar).

Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Esta é uma borboleta diurna da vasta família Eribidae e da sub-família dos limantriídeos, originária da Europa. 

As fêmeas desta espécie têm asas cor de palha, finamente listradas, e são maiores do que os machos, que têm asas acastanhadas. 

É uma espécie comum em florestas.

Mariposa-cigana no estado adulto. Foto: Entomart/Wiki Commons

Poderá ser urticária para algumas pessoas, mas nada que se compare com a processionária-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa).

Infelizmente é uma praga das árvores do género Quercus, como acontece com os sobreiros, podendo provocar perda de folhas e enfraquecendo as árvores.

A espécie foi descrita para a ciência pelo cientista sueco Lineu, no século XVIII, considerado o pai da taxonomia moderna.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.