A leitora Sílvia Carvalho encontrou estas lagartas a 1 de Março em Idanha-a-Nova, e pediu para saber a espécie. Albano Soares responde.
“As lagartas foram observadas no solo, sempre em conjuntos”, na localidade de Alcafozes, contou a leitora à Wilder.
“Será que me podem dizer qual é a espécie e se representa alguma espécie de perigo para nós ou para os cães como a lagarta do pinheiro?”
São lagartas da borboleta nocturna processionária-herculeana (Thaumetopoea herculeana).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Como as suas “primas”, processionárias-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa), enquanto procuram o local ideal para se enterrar para crisalidar, dispõem-se em fila indiana, caminhando de forma lenta e sincronizada como que numa procissão.
As lagartas de processionária-herculeana alimentam-se de cistáceas (Cistus spp.) e geraniáceas (Erodium spp. e Geranium spp.) e, embora possam ser urticantes, não desencadeiam reações tão graves com a processionária-do-pinheiro.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.