O leitor Américo Vieira encontrou estas lagartas a 15 de Março na Serra de Montedeiras, Marco de Canaveses, e pediu para saber a espécie. Eva Monteiro responde.
São lagartas da borboleta nocturna Processionária-herculeana (Thaumetopoea herculeana).
Espécie identificada por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
São lagartas da borboleta nocturna processenária-herculeana (Thaumetopoea herculeana). Como as suas “primas”, processecionárias-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa), enquanto procuram o local ideal para se enterrar para crisalidar, dispõem-se em fila indiana, caminhando de forma lenta e sincronizada como que numa procissão.
As lagartas de processionária-herculeana alimentam-se de cistáceas (Cistus spp.) e geraniáceas (Erodium spp. e Geranium spp.) e, embora possam ser urticantes, não desencadeiam reações tão graves com a processionária-do-pinheiro.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.