Carmen Sosa fotografou duas lagartas coloridas a 20 de Setembro na Várzea, na ilha açoriana de São Miguel, e pediu ajuda para saber a espécie. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
Trata-se de duas lagartas da borboleta-monarca (Danaus plexippus).
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta parece ser uma das borboletas mais conhecidas por todo o mundo. As populações são naturais da América do Norte e realizam a mais longa migração de um invertebrado numa única geração, a quarta geração.
Com grande potencial de voo e de dispersão, as monarcas também colonizaram nos últimos 200 anos a Europa, Norte de África e a Austrália. Em Portugal, são conhecidas populações residentes no Algarve e no Alentejo Litoral, tal como nos Açores e na Madeira, em locais onde existe a sua planta hospedeira, o algodoeiro-falso (Gomphocarpus fruticosus). Esta espécie de planta, com os seus frutos característicos, parece ser aliás a que está visível na fotografia onde estão as duas lagartas.
Em Portugal, as borboletas-monarca não são migradoras.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.