O leitor Ricardo Vieira fotografou esta lagarta a 11 de Setembro em Cinfães e quis saber qual a espécie a que pertence. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Estava a passear a Pintas, a minha cadela, e deparei-me com este espécime a fazer a sua vidinha. Tenho ideia que é uma lagarta-do-pinheiro, um bichinho não muito recomendável para se tocar. Malta entendida no assunto, estou correto? Eles costumam andar em grandes números, em procissão, mas este ou esta, estava sozinho”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da borboleta Macrothylacia rubi.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
“Não é uma processionária-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa), mas sim uma Macrothylacia rubi“, respondeu a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas. Ao contrário da processionária-do-pinheiro, as Macrothylacia são espécies solitárias e nunca as vemos em grupo.
A borboleta nocturna Macrothylacia rubi pertence à família Lasiocampidae.
As lagartas têm pelos no corpo e são de coloração arruivada.
As lagartas hibernam entre Setembro e Março. De Maio a Julho é o período de voo por excelência.
Nos adultos, as asas dos machos têm uma envergadura de entre 40 e 65 milímetros. Normalmente, os machos têm as asas de uma acastanhado mais avermelhado e as fêmeas têm as asas mais pálidas e ligeiramente maiores.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.