A leitora Clara Bento fotografou esta lagarta a 28 de Novembro em São Teotónio, Odemira, e quer saber que espécie é. A equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Os meus alunos no jardim da escola de São Teotónio encontraram este animal. Com receio que fosse pisado chamaram-me. Deduzi que estivesse preso na árvore e tenha caído ao chão. Meti-o numa caixa e irei libertá-lo no campo hoje. Nas pesquisas da vossa página pareceu-me ser uma borboleta colibri. Receio que (se for), morra pois pelo que li alimenta-se de flores de batata doce e já não as há… Nunca tinha visto uma larva assim. Sou do Porto e lá vi larvas mas bem mais pequenas”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma lagarta da borboleta-caveira (Acherontia atropos).
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
“É uma lagarta da borboleta-caveira (Acherontia atropos). Alimenta-se de várias solanáceas (incluindo a batata-doce), principalmente das folhas”, explicou a Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta grande e bonita borboleta noturna, uma das maiores borboletas da nossa fauna, pertence à família Sphingidae.
Ficou célebre por dar capa a um filme de Hollywood.
O nome comum vem da marca no tórax dos adultos que lembra uma caveira.
“Nesta altura-se do ano a borboleta-caveira (Acherontia atropos) encontra-se em fase de pupa. Deverá emergir na Primavera. A lagarta é frequente no início do Outono”, explicou a Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.