O leitor Telmo Dourado fotografou este gafanhoto a 28 de Janeiro no Porto, Ermesinde. A que espécie pertence? Eva Monteiro responde.
“Achei curioso e até improvável encontrar este gafanhoto (“gafanhoto-do-egipto”?) num dia muito frio, depois de forte chuvas, saraivas e ventos. Medindo aproximadamente 12 cm, encontrava-se aparentemente bem e energético, como se para ele fosse normal um clima assim. A questão que vos gostaria de colocar é se será comum estes insectos sobreviverem tão longe do verão, em condições tão adversas como as deste Janeiro”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um gafanhoto-do-Egipto (Anacridium aegyptium).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
É o famoso gafanhoto-do-egipto, o maior gafanhoto da nossa fauna.
Esta espécie hiberna no estado adulto procurando por vezes estruturas humanas. Quando as temperaturas aumentam, retomará o seu caminho à procura de parceiro para acasalar.
Este gafanhoto alimenta-se de plantas herbáceas e não causa pragas, pelo menos em Portugal.
É muito importante por estar na base da cadeia alimentar, servindo de alimento a todo o tipo de vertebrados.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.