A leitora Rafaella Magalhães fotografou este gafanhoto a 1 de Setembro de 2021 em São Teotónio e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
Num “viagem a São Teotónio, no Alentejo, encontrei muitos grilos ou gafanhotos, não sei o nome correto… Este era muito interessante pois tinha a cor das pedras ao redor”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um gafanhoto-de-asas-azuis (Oedipoda caerulescens).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Trata-se de um gafanhoto-de-asas-azuis (Oedipoda caerulescens). São mesmo engraçados, com as asas fechadas passam despercebidos, mas quando voam é bem evidente o azul das asas posteriores, que lhes dá o nome comum.
Como diz a leitora, camuflam-se bem. Há populações com indivíduos que exibem cores de barro, como o da foto, e outras em que os indivíduos são mais escuros e acinzentados, como os que ocorrem em zonas graníticas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.