A leitora Matilde Esaguy Coimbra fotografou a 17 de Outubro cogumelos no vaso de uma planta sua e pediu ajuda para saber a espécie. A associação Ecofungos responde.
“Sigo-vos por email e gostava de saber que cogumelo é este… Apareceu num vaso de orquídeas de interior que já tenho há mais de 1 ano e que tolerou mal este verão. Tentei identificar com o “plantnet” que o identificou como white chalk mushroom, não encontrei tradução e gostava de saber mais sobre ele”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um fungo da espécie Leococoprinus birnbaumii.
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
Parece tratar-se da espécie Leucocoprinus birnbaumii, numa fase avançada de maturação, daí não ter a cor amarelo limão, característica desta espécie.
O Leococoprinus birnbaumii é uma espécie saprófita muito comum, que ocorre com muita frequência em vasos de plantas em várias regiões do mundo apesar de ser uma espécie pantropical (que cobre as regiões tropicais de todos os continentes).
É tóxica para os humanos, mas inofensiva para as plantas.
Segundo o portal journalmural, que tem um artigo sobre esta espécie, este fungo tem facilidade em chegar a diferentes locais “por ter pequenos esporos, que podem viajar pelo mundo respondendo aos padrões globais de circulação do ar”. “Após atingir as condições ideais o esporo germina, conseguindo colonizar novas áreas.”
Pretende a identificação de um fungo ou cogumelo? A associação Ecofungos aconselha:
Sempre que possível, será importante recolher diferentes fotos desses exemplares, como por exemplo da parte superior do carpóforo, ou chapéu, da parte inferior, identificar o respetivo hospedeiro ou substrato, e efetuar um corte transversal do exemplar. Quanto mais informação for recolhida, mais simples e exata poderá ser a ID da espécie.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.