O leitor Jorge A. G. Teixeira de Sousa fotografou estas formigas em Junho de 2023 em Milheirós, Maia, e quis saber qual é a espécie. Rafael Pinto responde.
“Na semana de 11 a 17 de junho de 2023 apareceram muitas formigas com asas e sem asas no interior de uma casa pré-fabricada, numa localidade rural em Milheirós, Maia, conforme fotos que envio em anexo. Foi uma semana com chuva, temperaturas elevadas, muita humidade e existe muita vegetação a envolver a casa pré-fabricada em madeira. Aparentemente existem partículas pequenas de cor esbranquiçada. Será possível que este tipo de formigas estejam a danificar as paredes e/ou estrutura da madeira?”, perguntou o leitor à Wilder.
Tratar-se-ão de formigas do género Lasius sp.
Espécie identificada e texto por: Rafael Pinto, estudante de Biologia Aplicada da Universidade do Minho.
As formigas presentes nas fotografias parecem-me pertencer ao género Lasius sp.
As formigas sem asas tratam-se de obreiras enquanto que as formigas de asas são rainhas e machos virgens que se estão a preparar para levantar voo e acasalar.
As condições meteorológicas descritas pelo leitor coincidem com as condições ideais para os voos nupciais destas formigas. Várias espécies deste género voam nos meses de junho e julho, em dias quentes, com pouco vento e depois de chover.
Após voarem e acasalarem, as formigas rainhas partem as asas e escavam o solo, onde vão construir uma câmara para colocarem ovos e darem início a uma nova colónia. A elevada humidade após as chuvas facilita esta escavação do solo.
Embora algumas espécies de formigas tenham a preferência e a capacidade de escavar a madeira e as estruturas de casas, penso que não seja o que está a acontecer neste caso, uma vez que estas formigas não tendem a nidificar nas casas em si. Penso que seja possível que estejam a nidificar debaixo da estrutura da casa, no solo ou em alguma cavidade e que os detritos presentes se originem daí ou das fendas através das quais elas chegam à superfície.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.