A leitora Ana Vieira pediu ajuda na identificação de umas flores que fotografou na ilha da Madeira, a 27 de Abril. Carine Azevedo responde.
Fotografei esta planta num relvado junto de um parque de estacionamento em São Vicente, na ilha da Madeira”, explicou Ana Vieira, numa mensagem enviada à Wilder. “A planta é minúscula mas as suas flores chamaram-me à atenção e acho-as muito lindas. Será que alguém as conhece?”, perguntou.
As flores que a leitora observou são possivelmente da planta Sisyrinchium rosulatum.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Esta planta é vulgarmente conhecida como annual blue-eyed grass. Trata-se de uma planta herbácea, que não é realmente uma grama como o nome comum em inglês sugere, pois pertence na verdade à família Iridaceae.
As folhas são verde-claras, planas e surgem dispostas em rosetas densas. As flores, em forma de estrela, surgem no final da primavera e no verão, na extremidade da haste floral que se destaca acima das folhas.
Esta planta é considerada uma erva-daninha dos relvados nas regiões onde ocorre naturalmente. Em Portugal, ocorre em algumas regiões do norte Transmontano e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, onde terá sido introduzida.
Apoie o Que Espécie é Esta e a revista Wilder
A nossa missão é inspirar todas as pessoas a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos jornalísticos abertos a todos os leitores. Precisamos do apoio de toda a nossa comunidade para continuarmos a dar voz à natureza.
Saiba aqui como apoiar.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.