A leitora Teresa Martins fotografou esta borboleta a 2 de Dezembro no Barreiro, e quis saber qual a espécie a que pertence. Helder Cardoso responde.
“Quando tirava a roupa do estendal eis que esta pequenina prenda vinha agarrada à roupa e resolveu entrar para visitar. Pertence à família das traças? Pode até nem ser importante mas destas nunca vi. É bem peludinha”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma borboleta esfinge-da-videira (Hippotion celerio).
Espécie identificada por: Helder Cardoso, naturalista e coordenador da Estação de Estudo de Borboletas Nocturnas do Planalto das Cesaredas.
A esfinge-da-videira (Hippotion celerio) pertence à família Sphingidea.
As lagartas desta família são facilmente reconhecíveis por terem um espinho no final do abdómen. Como o nome comum indica alimentam-se de folhas de videira, embora também gostem de algumas plantas silvestres como Epilobiumspp. ou Galium spp..
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.